LOGIN DO SÓCIO

Em meio à grave crise política e às reformas, Administração do TRT prioriza atender ordens do CNJ

Notícias - TRT

A mensagem eletrônica da Administração do TRT-SC recebida nesta terça-feira pelos servidores caiu como uma bomba. Como se não bastasse o dramático cenário político do país, o Tribunal entrou com sua própria cota, anunciando a primeira etapa da proposta de reestruturação organizacional, que prevê mudanças nos atuais Núcleos de Apoio à Gestão do Foro e Centrais de Mandados (Nugecens) e nas Secretarias das Turmas Recursais. A Administração nem esperou a reunião do Comitê de Priorização do Primeiro Grau, marcada para esta quinta-feira no Tribunal, atropelando as considerações que viriam dali.

Para justificar o “rearranjo”, foram mencionadas as alterações nas rotinas de trabalho trazidas pelo Processo Judicial Eletrônico, as restrições para reposição de aposentadorias e a adequação à Resolução CNJ 219/2016, que define critérios para a distribuição de servidores, funções comissionadas e cargos de confiança entre o primeiro e o segundo graus de jurisdição.

O Tribunal anunciou que os Nugecens serão transformados em setores, com o deslocamento de alguns servidores para as atividades de secretaria das Varas do Trabalho. Desde que referendado pelo Tribunal Pleno, as três Secretarias das Turmas vão ser unificadas, com a realocação de servidores em atividades relacionadas ao primeiro grau.

Na nota, a Administração afirma que, “a princípio”, não haverá necessidade de deslocamento das pessoas para outras cidades. A princípio... E mais tarde? Será criada a figura do servidor volante? A quem caberá isso? Em que condições? As perguntas pairam sem resposta.

O final da nota é ainda mais preocupante.  Diz que esta é a primeira etapa da reestruturação organizacional. A segunda, já em andamento, “deverá ser concluída até outubro com os ajustes necessários nas demais estruturas de apoio de Segunda Instância”. Ou seja, vem mais bomba por aí. A essas alturas, ficou até secundária a preocupação com o CNJ, onde o Sintrajusc e outros sindicatos estavam agendando reunião para discutir a Resolução 219.

Mesmo em face das reformas trabalhista e previdenciária, da ameaça de extinção da Justiça do Trabalho, dos cortes orçamentários e do cenário político surreal protagonizado por Michel Temer na presidência da República, às vésperas da Greve Geral, a Administração corre para cumprir ordens do Conselho. Deveria, ao contrário, se manifestar no sentido de que nada se faça enquanto perdurar a grave conjuntura que se instalou no país.

As medidas ditas de ajuste nem sequer esperaram a finalização de um estudo de impacto global e não consideram a vida dos servidores que, de um momento para outro, terão sua vida funcional alterada e sua remuneração reduzida.

Não fosse um Tribunal Regional do Trabalho, o TRT se pareceria com uma empresa privada correndo para deixar tudo pronto, à espera da reforma trabalhista. Por que a pressa? O Sindicato estará mobilizando a categoria e adotando as providências, inclusive legais, para barrar estas medidas que penalizam novamente quem está sempre trabalhando para que se faça justiça.

Aposentados (a) em defesa da luta sindical

Listar todos vídeos [+]